Meu Negocio de Sucesso Pode Ser Seu Fracasso

0

 O Meu Negócio De Sucesso Pode Desaparecer Ao Ser Comprado Por Você

Qualquer negócio de sucesso pode desaparecer quando é comprado por outra pessoa. Por isso, quando você pensar: “vou vender meu negócio”, deve saber que está arriscando ver desaparecer a empresa que criou.

Por esta razão, sempre que uma empresa é criada e obtêm sucesso, o seu proprietário deve começar a pensar em uma saída. Isso pode parecer uma contradição, mas uma estratégia de saída é fundamental para assegurar sua tranqüilidade.

No passado, a maioria dos proprietários de bons negócios de sucesso escolhia deixar a empresa para os seus filhos, assegurando que a companhia continuava na família. Mas hoje, esse cenário mudou e muitas pessoas optam por vender seus negócios.

Mas será que alguém consegue pensar “vou vender meu negócio”, sem sentir que está cometendo um erro? Muitas vezes são necessários anos de trabalho e suor, até que um negócio consiga obter sucesso. Será que essa é a altura certa para vender?

Essas são questões de grande importância, que podem ter muita influência no processo de decisão do futuro de uma empresa.

Quando um negócio arranca, poucas pessoas irão definir uma estratégia de saída e isso faz sentido. Primeiro é necessário trabalhar e alcançar o sucesso. Um bom empresário deve apostar em um crescimento sustentável e deve focar-se na busca de novos contratos e no aumento das receitas.

Contudo, é necessário notar que existem empresários especializados em desenvolver novos negócios, com o objetivo de efetuar sua venda em curto prazo. Esse tipo de empresário, não sente a mesma ligação afetiva ao seu negócio, não pensa “esse é o meu negócio” e quero que o seu sucesso continue no futuro.

Apesar de não serem muitos os empresários a optarem por essa estratégia, é possível definir dois tipos de ações diferentes por parte de quem procura criar um negócio para vendê-lo de forma rápida.

Os mais profissionais e competentes se esforçam realmente por desenvolver um bom negócio, colocando em prática seus conhecimentos para assegurar que em pouco tempo a empresa poderá dar retorno. Comprar uma empresa nessas circunstâncias pode ser um bom negócio.

Por outro lado, existem pessoas que criam empresas com o único objetivo de alcançar um retorno rápido. Para convencer os eventuais investidores, eles não hesitam em falsificar os resultados, ou em utilizar qualquer outra tática pouco ética. Quem compra uma dessas empresas, dificilmente conseguirá atingir sucesso, uma vez que estamos falando de projetos construídos sem qualquer base.

Para que você possa vender no futuro sua empresa, sem ficar pensando “será que meu negócio vai sobreviver nas mãos de outra pessoa”, você deve tomar as seguintes medidas:

Assegure que mantém suas finanças em ordem. Guarde toda a documentação financeira e todos os relatórios sobre a saúde financeira da companhia.

Organize todos os procedimentos e atividades, sistematizando os passos que conduziram ao sucesso. Se você conseguir documentar todas as políticas, procedimentos e atividades da empresa estará acrescentando um maior valor ao seu projeto. Adicionalmente, sua empresa funcionará melhor no dia a dia. É importante garantir que a empresa funcionará bem amanhã, caso você fique, por alguma razão, impossibilitado de continuar a fazer o seu gerenciamento.

Idealmente, o seu negócio não vai depender da sua presença. Os clientes devem fazer um bom negócio com sua empresa e não com você. Trate de garantir que o seu negócio é autossustentável. Você deve parar de pensar em sua empresa como “o meu negócio”. Se você estiver sempre presente e tentar realizar todas as tarefas mais importantes, o seu negócio vai depender demasiado de sua presença.

Quando você tomar a decisão de vender sua empresa, a mesma deve apresentar uma estrutura sólida, práticas bem definidas, uma filosofia positiva e funcionários confiáveis. Só assim, o comprador da empresa poderá dar continuidade ao negócio.

Estando tudo isso assegurado, você deve tentar encontrar um bom comprador para sua empresa. Procure alguém que possa dar continuidade ao bom trabalho que você desenvolveu. Muitas vezes, a solução pode estar dentro da própria empresa. Um funcionário que ocupe um cargo de relevância e que conheça todos os procedimentos da empresa pode assegurar, com maior facilidade, o sucesso futuro da companhia. Além disto, um funcionário deverá sentir outra ligação com a empresa, estando pronto para dar o seu melhor e mostrar todo o seu conhecimento.

Assim que você fechar o negócio, você deve se conscientizar deste fato. Não adianta mais pensar em sua antiga empresa como “o meu negócio”. O seu nome ficará para sempre na história da empresa, como fundador e elemento importante no seu sucesso, mas a sua ligação direta deverá terminar.

Leave A Reply

Your email address will not be published.